Grupo SER de Teatro

UM TEATRO VIVO E CONSTRUÍDO JUNTO AO NOSSO PÚBLICO

UM TEATRO QUE ESCUTA, APROXIMA, QUE VIVE E REVIVE.

Nossas vivências nos levaram...

A uma necessidade latente de aumentar a projeção das profissionais assim como produções com o olhar feminino, isto nos impeliu a criar um grupo onde, além de arte, pudéssemos criar oportunidades.
O Grupo SER foi co-fundado por Erica Alves e Shirlei Souza, em 2016. As artistas se conheceram na produção de peças na cidade de Carapicuíba- SP e decidiram unir forças, anseios e sonhos similares com o objetivo de pesquisar, criar e produzir espetáculos acerca do universo da mulher e, com isso, contar histórias visando o protagonismo feminino.
Narrativas que centralizam e margeiam essa temática são o cerne das pesquisas do Grupo, cuja inspiração permite a criação de uma dramaturgia específica e própria, como também em dramaturgias consagradas.
Pensando em agregar valor intelectual ao grupo, Renata Maria Nogueira passou a integrar o nosso grupo como uma componente fixa.

"FEMINISMO INTERSECCIONAL, TEATRO COMO ATO POLÍTICO".

ERICA ALVES

Erica Alves é atriz, dramaturga, professora e psicóloga, formada em Artes Dramáticas pelo Teatro Escola Macunaíma, graduada em Teatro pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e Psicologia pela Universidade Paulista. Durante pouco mais de 10 anos de carreira, atuou e produziu mais de 20 espetáculos. É professora da rede estadual de ensino de São Paulo, onde leciona para jovens de 14 a 17 anos nas disciplinas de Arte e Teatro. É cofundadora do Grupo SER e desde 2017 vem desenvolvendo dramaturgias para teatro.

SHIRLEI SOUZA

Atriz e produtora cultural, natural de Cotia, na Grande São Paulo. Formada em Artes Dramáticas no Teatro Escola Macunaíma. Pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC em 2021. Em 2015 entrou para a Cia Os Hypocritas de Teatro de Carapicuíba, atuando nesta como atriz, produtora e administradora financeira, tendo estreado 3 peças de textos originais. Em 2016 protagonizou dois curtas e co-fundou o Grupo SER de Teatro, onde atua nas mesmas funções e, desde então, vem realizando pesquisas acerca do universo da mulher e da investigação corporal no teatro.
“Quando espectamos verdadeiramente o outro na sua forma de expressão, podemos entender suas ações, suas razões e sua história. Podemos concordar ou não com sua mensagem, mas nossa visão e opinião será mais humanizada.”

RENATA MARIA NOGUEIRA

Renata Maria Nogueira é atriz e cantora, formada em Teatro Musical pela instituição Thymeli – Dança, Teatro, Música (2018). Fez parte do grupo de coro do Studio Cantares (2017-2018); realizou curso livre em Teatro Musical na 4Act Performing Arts (2014-2017) e cursou balé clássico pela escola My Ballet (2009-2012). Como atriz, atuou em alguns coletivos teatrais, montagens acadêmicas e participou de temporadas de diferentes peças na Oficina dos Menestréis.
Fez parte do elenco dos espetáculos “Cadê a Criança que Tava Aqui?” (2021 e 2022) e “A Formiga Encrenqueira e o Mistério da Horta” (2021), ambos com direção de Bernardo Berro. Renata também é comunicadora, formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo.